BARACK DA BARATO
Depois do sucesso do ecstasy entre os jovens descolados, da cocaína entre os deslumbrados yuppies, da maconha entre hippies e alternativos e do crack entre os excluídos e banidos, a droga “top” do momento é a visita de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos americanos.
A visita de Obama às terras de Abya Yala tem desviado os olhares para longe do fracasso mundial do capitalismo neoliberal e para o fato de que Barack, excetuando a sua condição de afro americano, não está fazendo mudança significativa alguma na política imperialista dos E U A (Eu Usurpo a América) simplesmente porque está no lugar errado.
Podia até ter tido uma chance de mudar algo realmente, mas a perdeu ao eleger-se. As grandes mutações vão ficar no patamar do anunciado pela secretária de estado, Hilary Clinton, que assegurou, logo de início, a novidade de procurar o “equilíbrio entre força militar e diplomacia”. È o que estamos vendo acontecer na Líbia bombardeada e o que continua no Iraque e no Afeganistão.
Isso sem falar na presença insidiosa do imperialismo norte-americano nas “revoltas” que ocorrem ao longo do mundo árabe. A diplomacia limita-se a “vamos atacar para defender o povo, os civis”. E o ataque sumário a seguir só tem um único objetivo: o petróleo. O que mudou afinal com Obama? O discurso circense para agradar a mídia avassalada?
Nenhum presidente americano irá produzir mudança alguma na trajetória desse país de dominar e explorar o planeta apenas em seu benefício. Qualquer mínimo desvio terá sempre um “boi de piranha” tipo Lee Oswald para colocar as coisas nos eixos.
Nem o fato de ser negro significa realmente uma mudança. Barack tem a pele negra, é real, mas o seu branqueamento é integral: coração, mente, alma, espírito, atitude. Mas o povo americano talvez espere que com a bela jogada de marketing que foi a eleição de um negro para a Casa Branca, melhore um pouco a imagem de fracasso do capitalismo que ficou no mundo depois dos atentados de 11 de setembro, dos fiascos repetidos no Iraque e no Afeganistão, e do golpe financeiro aplicado ao resto do mundo pelos “malabaristas” de Wall Street.
Agora Obama viaja ao “quintal” da américa para tentar, com um discurso demagógico e pantomínico, limpar a barra no lado de baixo do continente de Abya Yala. Primeiro visitou os eternos otários colonizados do Brasil de olho no petróleo do “pré-sal”, e agora parte para o Chile, a maior reserva de cobre do mundo. Espero que o valente país andino, berço de Pablo Neruda, Victor Jara, Violeta, Isabel e Angel Parra, trate esse marionete do imperialismo norte-americano de um jeito mais adequado às tradições de luta e de independência de nossos bravos povos abyayalanos.
Senão, só restará se prostrar diante da TV e se empapuçar da droga Obama que pode dar o maior barato, mas, se depender do holocausto que Israel promove contra os palestinos, do holocausto promovido pelo imperialismo norte-americano e europeu contra o Iraque, o Afeganistão, e agora contra a Líbia, vai sair um tanto caro para uma “bad trip”. E haja sapato para jogar nessa galera.
Geraldo Maia
Poeta, escritor, diretor teatral, ator, ecologista
19 9420-5695
Comentario
Caro hermano Mario, nada que o americano faz é confiável, esse país acostumou-se à mentira e ao latrocínio (matar para roubar) internacional, roubou o México, rou bou a França e roubou dos índios todas as riquezas, vidas e território. Não é o único que faz isso, mas é o mais letal de todos por possuir um poder de fogo imenso que usa não para se defender (poderia ter usado no 11 de setembro, mas falhou...), mas para agredir, invadir e massacrar povos inocentes, como faz agora na Líbia. Precisamos ter máximo de cuidado com essas "visitas" de americano, pois a real intenção é roubar, ou através de seus "testas-de-ferro" (tipo Pinochet, Videla, generais brasileiros, etc,tc) ou pelas armas. Não existe outra opção para eles. A história demonstra isso de forma incontestável. Estamos juntos, amigo, nessa caminhada. Prazer e obrigado por sua preciosa visita e comentário.
Abraço,
carinho,
Geraldo Maia
Hola, Lucevelio, es un honor y placer que sintas identificado com las ideas en neste texto, Obama es apenas un jogo políticomiesmo, con un discurso y una aparência encantadora, por issomucho mas peligrosa. Gracias por compartir ideas y opiniões, porque es muinecessário en neste momento porque passa lo planeta. Espero contar con su preciosa resencia mas veces. Entonces, Abya Yala es una das denominaciones originales de nuestro continente antes de los invasores ibéricos llegaren y promoveren los massacres de nuestra cultura, naciones y pueblos nativos. Esta es en lengua Kuna, Panamá y quer decir "Tierra Fecunda".
Abrazos,
cariño,
Geraldo Maia
Exatamente, querida Senda, Obama sigue la misma política imperialista de los demás presidentes del USA, ahora con un discurso de circo para entreter las plateas enburrecidas. Muchas gracias por su preciosa presencia y por compartilhar las miesmas ideas y opiniões.
Besos,
cariño,
Geraldo
Querida Alejandrina, soy apenas un canal, nadie tengo, nadie possuo, se te guas de lo texto es tuyo tambien, se puderes traducirlo e envialo a otras personas, és una bendicione, hace lo que tu generosidad achar mejor, muchas gracias por estás presente otra vez in mi página para mi honor y alegria,
Gracias,
besos,
cariño,
Geraldo
Gracias,querida Rita,por su preciosa presencia, estoy con un dicionário ao lado tentando aprender tuidioma y mas adelante traduzir miks versos y textos,mas por ahora sujiro que me ayudes hacendo lo mismo con mi idioma. En verdad non mi guasta niem loespanhol niem lo português, preferia se hablassemos un idioma nativo como lo quéchua olo guarani.
Desculpa por non poder atenderla de pronto.
Sea siempre bienvenida.
Gracias,
besos,
cariño,
Geraldo Maia
RED DE INTELECTUALES, DEDICADOS A LA LITERATURA Y EL ARTE. DESDE VENEZUELA, FUENTE DE INTELECTUALES, ARTISTAS Y POETAS, PARA EL MUNDO
Ando revisando cada texto para corroborar las evaluaciones y observaciones del jurado, antes de colocar los diplomas.
Gracias por estar aquí compartiendo tu interesante obra.
http://organizacionmundialdeescritores.ning.com/
CUADRO DE HONOR
########
© 2025 Creada por MilagrosHdzChiliberti-PresidSVAI. Con tecnología de
Insignias | Informar un problema | Política de privacidad | Términos de servicio
¡Tienes que ser miembro de SOCIEDAD VENEZOLANA DE ARTE INTERNACIONAL para agregar comentarios!
Únete a SOCIEDAD VENEZOLANA DE ARTE INTERNACIONAL